terça-feira, 25 de agosto de 2009

AMOR NÃO SÓ DE PALAVRAS

"Tomem cuidado. Se seu irmão pecar, repreenda-o, e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe. Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa fé! Ele respondeu: 'Se vocês tiverem uma fé do tamanho do grão de um mostarda, poderão dizer a esta amendoeira: 'Arranque-se e plante-se no mar', e ela lhes obedecerá." (Lucas 17:3-6)

Esse texto nos mostra uma passagem já muito conhecida da maioria de nós, porém pouco refletida e, muitas vezes, vivida!
Na passagem acima, o Senhor Jesus está falando como devemos nos comportar com nosso irmão em momentos de desentendimento e de pecado mútuo. Ele nos diz: "Se pecar contra você sete vezes ao dia e sete vezes voltar a você e disser:'Estou arrependido', perdoe-lhe.". Quão difíl é essa palavra para nós, tão duros e egoístas! O Senhor nos diz para perdoarmos uns aos outros mesmo quando o arrependimento não for verdadeiro! Mesmo que esse nosso irmão, depois de 5 minutos de passado o erro cometido, mesmo assim devemos perdoá-lo!
E você pode estar nessa hora pensando consigo mesmo: Isso é um absurdo! Não, não é! Na verdade, é um absurdo para os homens mas a realidade para Deus! Lembre-se sempre que Ele faz de igual forma conosco!
Acho muito interessante que queiramos ser parecidos com o Senhor em tantas coisas, tem gente se preocupando até com o que Ele comia quando estava na terra! Porém, quando falamos em perdão, achamo-nos humanos demais para seguirmos os passos de Jesus! Veja que Ele mesmo nos deu o exemplo, citado em Lucas 23:34 - "Jesus disse: 'Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem'". No âmago de sua dor, sendo ridicularizado por aqueles que estavam sendo abençados por Seu magnífico ato, naquele momento, perdoou! Agora, nós, que tanto erramos uns com os outros e em tantos momentos necessitamos de pedir perdão, sentimos dificuldades de liberá-lo para nosso próximo! Note que Jesus quando perdoa não é como nós, que muitas vezes perdoamos porque sabemos que, mais cedo ou mais tarde vamos precisar disso. Ele não, pois Ele jamais erra ou falha! Ele fez por amor a nós! Ele perdoa por amor, poque quer que estejamos com Ele eternamente, por isso nos perdoa!
Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram, como eu e você nesse momento, se perguntando: "Como isso é possível! Quem conseguiria fazer o que nos está propondo o Senhor?!" E, finalmente, chegaram à única conclusão plausível para isso: "Senhor, aumenta-nos a fé!". Claro! Essa é a única forma de conseguirmos perdoar, não importando quem, quando ou o quê! O único jeito para nosso coração ferido, magoado e descrente no amor é a nossa fé no Senhor!
E Ele é o Deus que nos sonda e nos conhece! Ele próprio nos disse que nada que viesse sobre nós seria maior que nossas forças! Olha a resposta que nos deu em seguida: "Se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a esta amendoeira: 'Arranque-se e plante-se no mar', e ela obedeceria." Muitas vezes lemos esse versículo isoladamente e pensamos na montanha dos nossos problemas, nossas das dívidas, nossas pendências. Mas, quando o vemos dentro do que o Senhor estava transmitindo naquele momento, é algo muito mais profundo e, ao meu ver, mais precioso! Ele nos diz que não devemos nos preocupar com as mágoas e feridas pois, se tivermos fé nEle, uma fé do tamanho de um grão de mostarda, algo tão pequeno, então nada disso irá nos abalar! Conseguiremos ter um coração aberto e limpo para perdoar, sem hipocrisia, sem restrições, sem barreiras! Simplesmente como Jesus perdoou, porque Ele cria no Pai! Ele já sabia de antemão que tudo aquilo lhe iria acontecer, mas cria no poder do Pai e no amor do Pai, e o amor do Pai estava Nele!
Quando o amor do Pai estiver verdadeiramente em nós e quando tivermos fé nesse amor, que, conforme 1Coríntios 13 nos diz, "...não se ira facilmente, não guarda rancor" (v. 5b)! Esse, com certeza, será um grande passo rumo à estatura de varão perfeito, à imagem do Senhor! Pois nisso é transmitido o amor!
PS: Escrevi esse texto a uns 4 anos atrás, o reencontrei "por acaso", e vim compartilhar com vocês.
bjux a tds!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, vim aqui agradecer antecipadamente sua gentileza em me deixar um comentário. Espero que, de alguma maneira, minhas palavras tenham adicionado algo à sua vida. =)